Com o intuito de estimular a literatura na cidade, o Interact Club de Timbó surgiu com a ideia de distribuir livros pela cidade, sendo apoiado pelo Rotaract Club de Timbó, que contribuiu com a compra de materiais, confecção e distribuição dos livros. Uma das principais ideias do projeto é de que estes livros doados não fiquem parados com uma só pessoa, mas que eles possam ser lidos e então passados para outra pessoa, daí o nome Livros Passageiros (tanto por eles "passearem" de um dono à outro quanto por eles ficarem apenas por um tempo com cada pessoa).
O Interact Club de Timbó, trabalhando em conjunto com o Rotaract Club de Timbó e doações de Rotary Clubs da cidade.
A ideia do projeto é basicamente distribuir livros pela cidade, mas que estes, ao invés de serem doados e então envelhecerem numa estante, possam passar para próximos donos toda vez que alguém acabar de lê-lo. Nesta primeira distribuição de livros, foram entregues 29 livros, sendo alguns entregues diretamente para as pessoas e outros sendo deixados em locais públicos para que as próprias pudessem encontrá-los e se interessar em lê-los.
Para alcançar o máximo de pessoas, e por acreditarmos que toda leitura é válida, os livros distribuidos possuem os mais diversos estilos, desde infantis, juvenis, de ficção, histórias reais, romances, livros de auto ajuda e mais.
Para que nenhum livro fosse simplesmente revendido por alguém mal intencionado, todos eles receberam um tratamento especial. Algumas páginas dos livros foram carimbadas e no verso da capa e contracapa foi colado um material informativo. No verso da capa foi colada uma folha explicando sobre o projeto, sobre o clube e sobre o que a pessoa poderia fazer com o livro. No verso da contracapa foram colocadas informações de contato sobre o clube, algumas de nossas parcerias e foi reservado um espaço para que quem encontrasse o livro pudesse assiná-lo. Todo o material foi feito respeitando o guia de Identidade Visual do Interact.
Para evitar que os livros fossem molhados por causa de chuvas ou outros problemas, todos eles foram postos num pacotinho, para ficarem protegidos.
O Rotaract também contribuiu com o preparo dos livros, sendo que eles também criaram um marca página próprio ressaltando a importância da literatura e falando um pouco sobre o clube. Todo livro ganhou um destes marca páginas, que foi posto junto ao livro no pacote.
Para sabermos se os livros estão sendo encontrados e aproveitados, o clube também criou a hashtag #LivrosPassageiros, para quem achar algum dos livros poder divulgar o projeto em suas redes sociais.
Este projeto ainda está no início, e o clube espera que ele ainda possa crescer muito. Estão sendo planejadas novas formas de arrecadar livros e novas datas para realizar mais distribuições. Além de locais públicos, como bancos e mesas em estabelecimentos, uma ideia é colocar livros dentro de ônibus da cidade, para aumentar ainda mais o alcance da distribuição.
Por fim, acreditamos na importância que estes livros podem representar: cada dia mais a literatura está perdendo força, e não é incomum encontrar desde jovens até adultos que, apesar de alfabetizados, não se interessam por ler nem por interpretar textos. Neste sentido, os Livros Passageiros podem ser uma forma de fortalecer (nem que apenas um pouco) a paixão pela literatura novamente nas pessoas que os encontram.
A distribuição ocorreu na cidade de Timbó, na região do centro, de modo a ter mais visibilidade e acesso por demais pessoas, mas nada impede os livros de serem carregados para bairros distantes e até mesmo outras cidades.
A distribuição em si se deu no dia 29/09, mas o projeto em si e a arrecadação de livros já vinha sendo planejada há alguns meses.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios