Dia Mundial de Combate à Pólio: Um dia e um objetivo
Nesta quarta-feira, 24 de outubro, os 35,4 Rotary Clubs do planeta estarão mobilizados para celebrar o Dia Mundial de Combate à Pólio. Diversas ações de conscientização estão sendo programadas. O principal ocorrerá às 19h30 (horário de Brasília), no College of Physicians, na Filadélfia (EUA), com transmissão ao vivo pela internet.
Mais de 50 mil pessoas acompanharão a transmissão ao vivo e se informar sobre o status da erradicação da doença, com apresentações de celebridades e especialistas da área da saúde.
O link da transmissão em português do evento principal do Dia Mundial de Combate à Pólio apenas se tornará ativo cerca de duas horas antes do evento. Por isso não é possível testá-lo quando você o acessa através do celular.
Recomendo que baixe o aplicativo e aguarde até momentos antes da transmissão para acessar o link da transmissão interpretada em oito idiomas (é preciso optar pelo idioma de sua escolha).
Aqui você terá mais detalhes: https://rotaryblogpt.wordpress.com/2018/10/05/assista-a-transmissao-ao-vivo-do-evento-anual-do-dia-mundial-de-combate-a-polio-saiba-tudo-aqui/
Cadastro dos eventos
Aos Clubes que organizaram eventos, a orientação é cadastrar suas atividades no site da campanha global “End Pólio Now”: www.endpolio.org/pt/promote-your-event, auxiliando o Brasil a fazer bonito mais uma vez nessa mobilização pela vida.
Como fazer sua doação?
Sua doação ajuda o Rotary e seus parceiros a protegerem todas as crianças do mundo. Graças à equiparação da Fundação Bill e Melinda Gates, sua contribuição agora vale o triplo. Basta acessar: https://www.endpolio.org/pt/donate.
A meta do Rotary International é arrecadar US$ 1,5 bilhão para erradicar a pólio. Os recursos serão aplicados em campanhas maciças para cessar a transmissão do vírus selvagem no Afeganistão, Nigéria e Paquistão, os últimos países onde a doença continua endêmica.
Também se busca manter todos os demais países livres da poliomielite até que ela seja oficialmente erradicada. Até lá, 60 países em situação de alto risco continuarão realizando campanhas de imunização de larga escala para proteger suas crianças. Por causa disso, é preciso continuar financiando a luta contra doença.
Em janeiro de 2017, US$ 35 milhões em subsídios contra a pólio foram desembolsados, principalmente para a OMS e o Unicef, conduzirem atividades de imunização. Este dinheiro financiou recursos técnicos e mobilização social em nove países da África e Ásia.
Algumas ações no Distrito 4650
Em Joinville, com a coordenação do RC Joinville Cidade das Flores, os 10 clubes de Rotary de Joinvile, além dos clubes de Interact, Rotaract e Rotary Kids farão uma caminhada no período da noite, a partir das 19 horas, com saída junto ao Marco Rotário da cidade, no entorno do 62º Batalhão de Infantaria.
Na cidade de Presidente Getúlio, terá divulgação de campanhas e entrevistas em emissoras de rádio, a fixação de banners pela cidade e o lançamento da campanha “Troco Solidário”, onde os recursos arrecadados serão destinado para campanha End Polio Now.
Em Timbó, os clubes de Rotary, Rotaract e Interact se mobilizaram e ocuparam espaço nos veículos de comunica, com entrevistas e campanhas, além de compartilhar postagens em redes sociais. Na ação do Dia D, em agosto, Timbó superou a meta prevista, com 109% de cobertura vacinal.
Texto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Ano Rotário 2018/2019






