18 de agosto é o Dia D de vacinação contra a poliomielite
Clubes do Distrito se mobilizam para ampliar a cobertura
Rotarianos do Distrito 4650, com apoio de Interactianos, Rotaractianos, Kids e Casas da Amizade, estão se mobilizando para participar intensamente da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite durante todo o mês de agosto e o dia 18 como o “Dia D”. Crianças de 1 e 5 anos devem ser vacinadas. A mobilização é coordenada pela Comissão da Campanha Pólio Plus.
O Ministério da Saúde acionou o sinal de alerta no início de julho, quando emitiu alerta informando que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% contra a poliomielite. Deste total oito são catarinenses.
A mobilização
Estão sendo preparadas campanhas, com veiculação de mídias (redes sociais, outdoors, sites, blogs, e-mail marketing, mídia espontânea, entre outras estratégias de comunicação e conscientização). Terá ainda a presença da Família Rotária em locais de grande circulação de pessoas nas 30 cidades onde o Distrito 4650 está presente.
Nessas mobilizações, serão distribuídos materiais de folheteria do Programa “End Polio Now”, desenvolvida pelo Rotary International, responsável pela imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças contra a doença, em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais.
Em outra estratégia de massificação, vídeos do programa estão sendo veiculados em áreas de grande circulação, como nos aeroportos de Joinville e Navegantes e algumas rodoviárias. Exposições e caminhadas de conscientização, participação em festas e desfiles cívicos, completam a programação.
O programa Pólio Plus
O Rotary já contribuiu mais de US$ 1,8 bilhão para a luta contra a pólio. Em 1985 lançou o programa de imunização Pólio Plus. Em 1988, a organização se tornou líder na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, junto com a Organização Mundial da Saúde e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. Mais tarde, a Fundação Bill e Melinda Gates também passou a integrar o grupo. Desde que a iniciativa começou, a incidência da paralisia infantil no mundo caiu em mais de 99,9%, indo de 350.000 casos em 1988 para apenas 22 em 2017.
O papel do Rotary na luta pela erradicação da pólio
O trabalho do Rotary com a pólio se concentra na defesa da causa, na arrecadação de fundos, no recrutamento de voluntários e no aumento da conscientização de toda sociedade.
A arquiteta Fabiane Kanzler Maiochi, presidente da Subcomissão da Pólio Plus do Distrito 4650, aponta quais os maiores desafios atualmente. O principal é eliminar focos em países onde ainda temos a incidência da doença. São três países apenas: Afeganistão, Paquistão e Nigéria, representando 0,1%. Mas os mais difíceis de prevenir devido a fatores que incluem isolamento geográfico, precariedade da infraestrutura pública, conflitos armados e barreiras culturais e religiosas. Sem a erradicação total dos focos, todos os países permanecem em risco de terem surtos da doença.
No Brasil, de acordo com relatório de vacinação para Pólio em 2016, percebemos uma redução significativa na cobertura em todo país. Redução causada por vários fatores sociais, econômicos, políticos e principalmente culturais.
Mesmo nos países onde a doença é considerada erradicada é fundamental que manter a cobertura vacinal, segundo Fabiane: “Num mundo globalizado e sem fronteiras, o risco é eminente até que possamos garantir o fim da doença mundialmente”, resumiu.
Metas Distritais da Pólio Plus no Ano Rotário 2018-19
Apoiar o lançamento da Campanha de Vacinação Nacional, com foco na mobilização da sociedade.
Visitar Prefeituras e Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais para reforçar a importância da Campanha de Vacinação da Pólio como um compromisso político.
Desenvolver parcerias com entidades que possam facilitar o alcance às comunidades.
Participar de eventos culturais e desenvolver iniciativas para conscientização e mobilização da comunidade. Envolvimento da secretaria da educação, palestras em escolas, igrejas, associações de moradores, uso de rádios e jornais e emissoras comunitários.
Adotar um Posto de Saúde e fazer uma ação forte na comunidade que ele atende.
Para mais informações sobre o Programa End Polio Now, acesse o site: https://www.endpolio.org/pt.
Texto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2018/2019.






